Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

i3Geo

Publicado: Terça, 22 de Maio de 2018, 14h06 | Última atualização em Segunda, 14 de Janeiro de 2019, 16h44 | Acessos: 19918

Interface Integrada para Internet de Ferramentas de Geoprocessamento.

O i3Geo é um aplicativo desenvolvido para o acesso e análise de dados geográficos utilizando a web. Baseado em softwares livres, principalmente MapServer, utiliza como plataforma de funcionamento navegadores para internet, como o Internet Explorer e o Firefox. Foi desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente e distribuído sob a licença GPL (General Public License), tendo como objetivo difundir o uso do geoprocessamento como instrumento técnico-científico e implementar uma interface genérica para acesso aos dados geográficos existentes em instituições públicas, privadas ou não governamentais. Pode ser utilizado e incorporado por qualquer instituição interessada sem custos.

Adota padrões internacionais de interoperabilidade, apresenta funcionalidades que facilitam o acesso remoto a dados, permitindo o estabelecimento de redes cooperativas. Operações que normalmente são encontradas apenas em programas para computadores pessoais, que operam em instalações locais, estão disponíveis no i3Geo, tais como geração de gráficos, análise de dados tabulares, operações espaciais, etc.

Os códigos para instalação do i3Geo são compactados em dois pacotes, versão para Linux/Windows , que contém apenas os códigos do i3Geo, sendo necessária a criação de um ambiente de funcionamento com ApachePHP5 ,MapServer , etc; e a versão windows ms4w  que traz o i3Geo dentro do pacote MS4W que já implementa o ambiente necessário para funcionamento em sistemas Windows.

Para mais informações sobre o i3Geo, consulte a comunidade  do software no Portal do Software Público Brasileiro (PSPB).

Clique aqui  para acessar o i3Geo (esta obra está licenciada sob Licença Creative Commons ).

Portaria do MMA 

registrado em:
Fim do conteúdo da página